Joia Menina




Arte de Rosana Schmitt 

Eu tenho uma poesia 
para bordar em fios 
de algodão colorido.
Escrevo com a liberdade 
que só a poesia concede, 
e nenhuma artes e [atreve...

Poeticamente posso 
escrever ainda 
o quê nem sequer foi vivido, 
- e mesmo assim 
ter muita história 
para [contar
Acabei de chegar 
na Paraíba para visitar 
dois amigos: Ariano 
e Solano.
Porque na Paraíba tudo rima,
até a dor vira poesia.
E no fundo todo brasileiro 
também é [paraibano.

Quem abriu primeiro a porta
foi o Seu Marinheiro 
que logo disse:
"- Temos visão privilegiada 
do nosso jardim 
para o Rio Sanhauá.".

E o respondi:
"- Frei Pedro Gonçalves
me contou
que o pôr-do-sol mais 
belo visto do Rio Sanhauá 
no Brasil outro igual não há.".

Três crianças acenaram 
da sacada desejando 
a minha feliz estadia, 
escutei os nomes entre 
as risadas: 
Cícero, Cassio e Vital. 
Fiquei admirada
com a empolgação 
da criançada!...

Porque hoje na Paraíba 
ainda há um misto 
de esperança e desesperança
de um povo que se reinventa 
debaixo do sol ou da chuva 
- e enfrenta a seca
com bravura, e jamais 
abandona a ternura...

Na costa bem desenhada
 e na poesia
tramada com fino algodão,
 em verdade voz digo:
"- Paraíba [joia menina],
 tu moras em meu coração.".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vizinhanças

Poesia para a Chuva em Rodeio

Carícias Plenas